sexta-feira, setembro 15, 2006

Movimento da Textura


“O primeiro efeito que se experimenta olhando uma boa fotografia por meio de um estereoscópio é de uma surpresa tal, que nenhuma pintura jamais pôde provocar algo de parecido. O espírito avança no interior da profundidade da imagem. Os ramos descarnados de uma árvore em primeiro plano dirigem-se-nos como se quisessem arrancar-nos os olhos. O cotovelo duma figura desloca-se de tal modo que nos incomoda. Há igualmente uma quantidade tremenda de detalhes, a tal ponto que experimentamos a mesma sensação duma complexidade infinita como perante a Natureza. Um pintor apenas nos mostra o geral; a figura estereoscópica não esquece nada – tudo é exactamente captado, cada ramo, ornado de folhas secas, um esboço, são para ela tão autênticos e reais como a cúpula de São Pedro, ou o cume do Monte Branco, ou a tranquilidade sempre movente do Niagara. O sol não prefere as pessoas às coisas”. Olivier Wendell HOLMES.