sábado, março 15, 2008

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"Mas com a fotografia, assiste-se a algo de novo e singular: naquela pescadora de New Haven, cujos olhos baixos têm um pudor tão negligente e sedutor, permanece algo que não se reduz a um testemunho em favor da arte do fotógrafo (trata-se de David Octavius Hill), algo que é impossível reduzir ao silêncio e que reclama com insistência o nome daquela que ali viveu, que ainda ali está, real, e que nunca passará, inteiramente, pela arte (...). A técnica mais exacta pode conferir aos seus produtos um valor mágico que não poderia ter para nós nenhuma imagem pintada. Apesar da mestria técnica do fotógrafo, apesar do carácter con¬certado da atitude imposta ao modelo, o espectador é forçado a procurar nessa imagem a pequena centelha de acaso, de aqui e agora, graças à qual o real, por assim dizer, queimou o carácter de imagem; e é preciso encontrar-lhe o lugar imperceptível, onde, na maneira singular de ser deste minuto devolvido depois de muito tempo, assenta ainda hoje o futuro, e tão eloquente que, com um olhar retrospectivo, nós podemos encontrá-lo". Walter Benjamin